Black Rio nos anos 70: A Grande África Soul

Rio de Janeiro: Editora Numa, 2022

Os gritos dos movimentos estadunidenses, em prol dos direitos civis e antirracistas, ecoavam fortemente nos subúrbios cariocas no decorrer dos anos 1970. Milhares de jovens negros-mestiços, oriundos das periferias da cidade, transformavam seus corpos dançantes em veículo para ressignificar, na prática, sentimentos de pertencimento, uma nova percepção insurgente de sua autoestima e afirmação do orgulho negro. 

“Os inúmeros bailes black e suas equipes de som – mais de 300 – se espraiavam massivamente pelos bairros operários da Zona Norte, Oeste, Baixada Fluminense, Niterói e Grande Rio e eram o meio onde ideias libertárias pululavam nas “cabeças feitas” de blacks ou browns, tal como essa juventude se autoproclamava.
Andre Diniz, historiador, geógrafo e arguto pesquisador, revela com minúcias como este fenômeno de massa, absolutamente espontâneo, repercutiu amplamente para além da cultura carioca, mas em âmbito nacional. E ainda, contextualiza o Movimento Black Rio como parte de um circuito pan-africanista transnacional experimentado, à mesma época, em todas as partes do mundo onde as culturas africanas deitaram as suas raízes.”

Zé Octavio Sebadelhe

– Jornalista e escritor, autor de 1976 – Movimento Black Rio.

Por André Diniz

Categoria: Livros

Artigos Relacionados

Pixinguinha: Um perfil biográfico

A biografia do mestre Pixinguinha – descrito por André Diniz como o nosso “maior músico popular da primeira metade do século XX” -, é leitura obrigatória para os fãs do artista. Nesta versão, a capa é assinada por Mello Menezes e a discografia comentada é do maestro Henrique Cazes.

Leia mais

Almanaque do Carnaval – A história do Carnaval, o que ouvir, o que ler, onde curtir

Em Salvador, a festa de rua nos dias de carnaval ganhou proporções gigantescas. No Recife, o Galo da Madrugada atrai mais de um milhão e meio de pessoas. No Rio de Janeiro, o desfile no Sambódromo é televisionado para mais de 180 países. Neste Almanaque do Carnaval, o historiador André Diniz conta como isso tudo […]

PDF Leia mais

Almanaque do Choro – A história do Choro, o que ouvir, o que ler, onde curtir

Almanaque do Choro é um guia sobre o gênero musical que Heitor Villa-Lobos afirmava ser a “alma musical do povo brasileiro”. É uma introdução ao universo do choro, desde sua origem e passando pelos quase 150 anos de história. O livro apresenta os principais músicos, compositores e instrumentos do gênero, além de diversas ilustrações e […]

PDF Leia mais